segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

CINEMA - 1º TRABALHO ACADÊMICO QUE DESENVOLVEMOS, NA UNINOVE - ÉDILA GUIMARÃES, LUIS CARLOS VENTURA E REGIS THIAGO- TROUXEMOS PIPOCA E TUDO

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como tema central o Cinema, procurando destacar os aspectos da sua linguagem.
No primeiro capítulo é destacado um breve resumo da origem do cinema no mundo e no Brasil, apresentando também Hollywood e o Oscar.
No capítulo seguinte falamos sobra as linguagens do cinema e suas técnicas, destacando o que são e o que cada termo apresentado é utilizado dentro do cinema.
E por fim, no último capítulo destacamos e apresentamos os principais gêneros existentes no cinema, desde ação até pornô,e os tipos de filme existentes de acordo com sua duração.
O nosso objetivo com essa pesquisa é procurar compreender o cinema como uma forma de expressão do homem e de comunicação social.


1 O QUE É CINEMA?

O Cinema é a arte inventada no final do século XIX para projetar movimentos. Os chineses foram os primeiros a desenvolver movimentos através das sombras.O homem pintava e desenhava, porém, imagens estáticas. Seu objetivo era a imagem em ação, cujo caminho foi percorrido até chegar a produção mecânica de imagem em movimento, sua preocupação era com o registro do movimento que produzisse narrativas através das figuras.
O cinema então, é a técnica de projetar fotogramas( quadros) de forma mais ágil para criar a impressão de movimento, bem como a arte de se produzir obras estáticas, narrativas ou não, com esta técnica.
Foi inventado como curiosidade científica, depois espetáculo de feira e posteriormente foi para o plano de negócios, indo para a arte-indústria-comércio.
Reconhecido como a arte do século XX, é a mais popular delas e também tem importante atuação na educação visual.Hoje é denominada como a sétima arte.
Para os Americanos, o cinema foi invenção de Thomaz Edison, já para os franceses, o invento é dos irmãos Lumière.
Cinema é abreviação de cinematógrafo, nome dado ao aparelho inventado pelos irmãos Lumière, que exibiu os primeiros filminhos de 40 a 50 segundos de nomes “A saída dos operários da Fábrica Lumière, “A chegada à Estação Ciolat” , O almoço do Bêbe”, “O Mar”, etc...Tais apresentações marcam oficialmente o início da história do cinema. O som vem apenas três décadas depois, no final dos anos 20.
A explosão deu-se quando os Lumière enviaram fotógrafos com aparelhos cinematográficos a vários países do mundo com o objetivo de trazer novas imagens, conhecer seus costumes, estilos de vida e culturas, além de também exibir as imagens que levaram de Paris.

1.1 O CINEMA NO BRASIL

A primeira exibição de cinema no Brasil acontece em julho de 1896, no Rio de Janeiro, poucos meses após o invento dos Irmãos Lumière. Um ano depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o "Salão de Novidades Paris", de Paschoal Segreto. Os primeiros filmes brasileiros foram rodados entre 1897-1898. Uma "Vista da baía da Guanabara" teria sido filmado por Alfonso Segreto em 19 de Junho de 1898, ao chegar da Europa a bordo do navio Brèsil - mas este filme, se realmente existiu, nunca chegou a ser exibido.
Os primeiros filmes "posados" (isto é, de ficção) feitos no Brasil eram em geral realizados por pequenos proprietários de salas de cinema do Rio e São Paulo, sendo freqüentemente reconstituições de crimes já explorados pela imprensa: o média "Os Estranguladores", de Francisco Marzullo (1906), o primeiro sucesso, com mais de 800 exibições no Rio; "O Crime da mala", de Francisco Serrador (São Paulo, 1908). Mas há também comédias, como o curta "Nhô Anastácio chegou de viagem", de Marc Ferrez (1908).
Em 1909 surgem os filmes "cantados", com os atores dublando-se ao vivo, por trás da tela. O sucesso do sistema resulta na filmagem de revistas musicais ("Paz e amor", 1910) e trechos de óperas ("O Guarany", 1911). Há forte concorrência entre as produções do Cinematógrafo Rio Branco (de Alberto Moreira) e da Rede Serrador, que se instala no Rio e produz o drama histórico "A República portuguesa" (1911), outro sucesso. Hoje não existem sequer fragmentos desses filmes.
Na Década de 30 com a implantação do governo militar (ditadura) os filmes brasileiros tornam-se mais educativos e ganham temas mais nacionalistas.Em 1937 foi criado o INCE(Instituto nacional do Cinema e Educação) cujo objetivo era estimular a produção e exibição de filmes no Brasil.
Mas é com a criação da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme), em plena ditadura militar (1969), que o Estado passa a financiar a produção, enquanto o Conselho Nacional de Cinema (Concine) se preocupa com a legislação.
Na década de 80, com o Brasil passando por grave crise econômica, a produção cinematográfica entra em decadência no Brasil.Nessa época quase metade dos filmes produzidos eram de sexo explícito.
A partir de 1995, com a melhora da economia do país, o cinema começa sua “retomada”; Novos mecanismos de apoio à produção, baseados em incentivos fiscais e numa visão neo-liberal de "cultura de mercado", conseguem efetivamente aumentar o número de filmes realizados e levar o cinema brasileiro de volta à cena mundial. O filme que inicia este período é "Carlota Joaquina, Princesa do Brazil" de Carla Camurati.

1.2 HOLLYWOOD E O OSCAR

Hollywood é um distrito da cidade de Los Angeles, Califórnia, EUA, notável pela concentração de inúmeras empresas ligadas à indústria cinematográfica e delas dependentes. Os produtores de cinema que para lá rumaram, no início do século XX, foram principalmente em busca de luz (o clima do local, pouco chuvoso, propicia muita luminosidade), numa época em que iluminação artificial era pouca e cara. Hollywood é também a empresa (ou conjunto delas) mais desejada por todos os atores do mundo seu principal ponto turístico é o Sinal de Hollywood.
O Oscar é o mais famoso e cobiçado troféu do mundo do cinema. É entregue anualmente em cerimônia no Teatro Kodak, na cidade de Los Angeles (EUA) aos que mais se destacaram no ano anterior em categorias como ator, atriz, diretor (realizador) ou cineasta, fotografia, música, roteiro (ou argumento) e melhor filme. Os vencedores são escolhidos por um colégio de mais de 5.800 membros votantes da Academia, de diversas nacionalidades. A cerimônia da entrega dos Oscars é vista ao vivo na televisão por milhões de pessoas em todo o planeta.Concorrem ao prêmio todos os filmes apresentados durante pelo menos uma semana em no mínimo três cinemas do distrito de Los Angeles no ano anterior à cerimônia, e os membros da Academia indicam os cinco selecionados para a escolha final dentro de sua própria categoria (atores indicam atores, diretores indicam diretores etc.). Após a seleção dos cinco finalistas em cada categoria, todos os membros votam em todos os indicados (ou nomeados) aos prêmios.


2 LINGUAGENS E TECNICAS CINEMATOGRAFICAS

O Cinema foi criado a partir das possibilidades de expressão conjugada da imagem e do som.Dessa forma, o cinema possui uma linguagem própria e autônoma, lhe dando um lugar entre a s artes(sétima arte).
Para que o cinema possa ter essa denominação de “arte” é necessário que alguns elementos e técnicas sejam aplicadas em sua elaboração artística, dos quais destacam-se o espaço, movimento e os elementos visuais.
O espaço é o lugar onde as imagens se projetam, criando e definindo um ambiente (cenário). Esse cenário pode ser fabricado(estúdio) ou autêntico (externo), dependendo do ambiente que se quer criar.
Para que a imagem (objeto) represente algo nesse espaço, é preciso enquadrá-los numa escala de planos e ângulos que variam de acordo com a iluminação, necessidade ou estilo.
Há diversos tipos de planos e ângulos.Entre os planos temos: (1) Plano geral (PG) que exibe todo o ambiente com o objeto da filmagem ao centro; (2) Plano Aberto (PA) que focaliza apenas o objeto da filmagem e nada mais.; (3) Plano Americano (Pam) utilizado muito em Hollywood nos anos 40/50 e mostra mais ou menos dois terços do objeto; (4) Plano Médio (PM) mostra metade do objeto; (5) Plano Próximo(PP) onde mostra apenas um terço do objeto; (5) Close, que focaliza uma parte significativa do objeto e (6) Super Close onde exibe-se detalhe da parte significativa do objeto.
Já os ângulos variam de acordo com a posição de observação que a câmera apresenta.Há o angulo normal (visão em linha horizontal) e o especial (demais posições).
O movimento é o conjunto de cenas, é o movimento que traz a idéia do tempo para o cinema.O movimento nos filmes se constituem a partir da união das cenas.Essas ligações são feitas a partir de cortes e edição.São vários os tipos de cortes:simples, escurecimento e clareamento, fusão e associações (sonoras, idéias, etc.).
No campo visual, há os movimentos da câmera.A Panorâmica e o movimento de rotação sobre seu próprio eixo;o traveling engloba os outros movimentos da câmera e os zoom é o movimento de lente da câmera que aproxima os distancia os objetos.
Os elementos visuais são essenciais e imprescindíveis.São eles que indicam e dão ritmo as imagens.Esses elementos são visuais, dinâmicos, sonoros e rítmicos como a ordem das cenas, conflito de planos, ângulos, ligações das seqüências, tempo de saturação da imagem, trilha sonora, etc.
Há algumas técnicas utilizadas na produção dos filmes que ajudam a dar mais expressividade as cenas.
A cor, através de processos químicos (viragem), permitindo até imagens monocromáticas foi uma das primeiras “novas técnicas” utilizadas pelo cinema moderno.Foi apenas na década de 30 que foi possível a produção de filmes coloridos em escala industrial através de vários sistemas como o Technicolor, o Eastman-Color, o Aglocolor, etc.
Outra inovação nessas técnicas foram as “três armas”; o 3D, o CinemaScope ( utilização de lentes anamórficas na filmagem, para comprimir a imagem na película de 35 mm e poder reproduzi-la em telas maiores) e o Cinerama, utilizando três câmeras, três projetores e tela tríplice, para obter uma ilusão de relevo razoável.
Com o passar das décadas, novas técnicas vem surgindo com o intuito de aperfeiçoar a produção cinematográfica.
A conquista da linguagem cinematográfica foi sendo feita aos poucos e com ela é que toda a compreensão do filme e seu sentido ganham forma em nossas cabeças.

3 OS GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS

Os gêneros cinematográficos são os variados estilos de filmes.Essa variedade existe para atender as preferências de cada público.Entre os gêneros destacamos os seguintes:

3.1 AÇÃO OU FICÇÃO

É um gênero que geralmente envolve historias de protagonistas do bem contra os antagonistas do mal, que resolvem suas disputas com o uso de força física.Os filmes de ação tem como historias o crime, os westerns e a guerra entre outros, abusando de efeitos especiais.A maioria dos filmes de ficção cientifica e policiais também são filmes de ação.

3.2 AVENTURA

O filme de aventura é um gênero que reflete um mundo heróico de combates e aventuras.Foi inventado na Itália como uma forma de exaltar seu passado histórico e posteriormente foi usado pela Rússia para exaltar a revolução Russa.

3.3 COMÉDIA

É o uso de humor nas artes cênicas.Também pode significar um espetáculo que recorre intensivamente ao humor.É o engraçado, o fazer rir.

3.4 DOCUMENTARIO

Documentário é uma corrente cinematográfica que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmativa não se deve deduzir que ele represente a realidade tal como ela é. O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade. Atualmente, há uma série de estudos cujos esforços se dirigem no sentido de mostrar que há uma indefinição de fronteiras entre documentário e cinema de ficção.

3.5 DRAMA
Drama é, também, usado como gênero de personalização usado em filmes, cinema, telenovelas, teatro e qualquer representação de personagem.
3.6 SUSPENSE
É como se chama um movimento no qual predomina um sentido de apreensão.Também é o recurso de narrativa que busca provocar esse sentimento no espectador.Tem por objetivo pregar sustos ou medo nos espectadores.
3.7 PORNÔ
Apareceu rapidamente depois da criação da tecnologia de filmes, que permitiu que esse tipo de filme fosse possível.Esse gênero se caracteriza por apresentara conteúdos eróticos e sexuais em seus filmes.
3.8 MUSICAL
É o gênero no qual a narrativa se apóia sobre uma seqüência de musicas coreografadas, utilizando musicas, canções e danças como forma de narrativa predominante ou exclusivamente.
3.9 TERROR
O medo é a fonte dos filmes de terror, tendo como personagens alguns monstros mutantes, mortos vivos etc.Tem por objetivo provocar a sensação de medo nos espectadores.
3.10 ROMANCE
Podem ser definidos como romance aqueles filmes cujo enredo se desenvolve em torno do envolvimento amoroso entre protagonistas.Um dos pré-requisitos do gênero é de que o filme tenha um final feliz (happy ended), mas alguns filmes com final triste também são considerados do gênero romântico.
3.11 ANIMAÇÃO
São os filmes que utilizam a animação gráfica.Um dos principais produtores desse tipo de filme são os estúdios de Walt-Disney.
3.12 TIPOS DE FILME
Os filmes também são classificados de acordo com a sua duração.Podem ser de curta, media ou longa metragem.
O Curta metragem tem duração de até 20 minutos; os de média metragem tem duração entre 20 e 70 minutos e os de longa metragem possuem duração superior a 70 minutos.
3.13 FORMAS DE CINEMA
O cinema pode ser produzido em duas formas: o falado e o mudo. A diferença entre ambos é que enquanto o cinema falado utiliza-se do som em sua produção, o cinema mudo não se utiliza de som para acompanhar a imagens.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O nosso trabalho procurou mostrar um pouco do que o cinema representa dentro da comunicação social, expressando seu conteúdo histórico e técnico.Chegamos assim a conclusão de que o cinema além de uma arte é um importante instrumento para a comunicação entre as pessoas.

RELATÓRIO

O relatório que fazemos do nosso trabalho é que todos queriam participar mas poucos se envolveram totalmente com a proposta.Apenas os alunos Luis, Édila e Régis procuraram pesquisar o conteúdo em várias referencias, apesar de toda a dificuldade.
As alunas Talita e Cristiane se disponibilizaram a ajudar a pesquisar e trazer o conteúdo a que elas foram destinados, mas apenas a Talita trouxe um conteúdo que acabou sendo insuficiente para o que planejavamos fazer.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

a) Livros
BENTON, William.Enciclopédia Barsa. 1. ed. Vol. 4.Rio de Janeiro:Encyclopedia Britannica Editores,1971.

b) AUMONT, Jacques. A IMAGEM – Ofício de Arte e Forma. 8ª ed. – São Paulo: Papirus Editora, 2004

c)Fontes eletrônicas

http://www.wikipedia.org/(12 de maio de 2007)

Nenhum comentário: